Deco Farkas

Artista

Deco Farkas formou-se em artes plásticas pela FAAP. Trabalha com vídeo, animação, desenho e pintura, muitas vezes misturando as linguagens com a intenção de produzir algo puramente refrescante e ironicamente ignorante. Aproximou-se da arte de rua há aproximadamente cinco anos, onde encontrou lugar para expressar o inconsciente da cidade em quaisquer suportes que ela venha a oferecer.

Sua arte não se esconde em conceitos, não agride com críticas óbvias, não complica a percepção daquele momento único de espanto quando respiramos a primeira impressão. Ela traz o olhar genuíno do espanto, seja pelas cores fortes, traços seguros ou volumes maciços. Uma arte expressiva que não só desinveste das tensões intelectuais, mas as alivia, quebrando o ritmo cognitivo do olhar e da imaginação.

Seu processo criativo passa entre a sensação visual do inusitado e a intuição simbólica, pelo povoamento onírico de criaturas fantásticas. Da sensação à intuição, ao invés de traçar uma justificativa ou uma busca racional e conceitual, Deco dá um pulo, que só não é direto porque passa pelo humor, essa suspensão ou tilt que nos tira e dá sentido ao mesmo tempo.

Ele se aproxima do non sense, mas a força simbólica de suas criaturas, objetos e movimentos apontam um sentido fugaz, a gente acha engraçado e não sabe bem o porquê. A combinação entre a objetividade na escolha dos objetos e na precisão do traço e a fluidez e leveza do humor e do inusitado causam talvez a sensação de um mistério, de algo escondido.

É essa atmosfera instigante que a arte de Deco Farkas traz para a BG27.

Deco Farkas

1 Item