Giulia Bianchi

Artista

Por meio de desenho, instalação e pintura, Giulia Bianchi investiga o corpo, a superfície, a pele, o interior, o avesso. Em seu processo, realiza investigações em séries nas quais, a partir dos gêneros tradicionais da pintura — principalmente naturezas mortas e retratos — dialoga com referências da história e o mundo contemporâneo.

Os arranjos de frutos e elementos, evocam paisagens constituídas de corpos suculentos, indefinidos, rasgados. Em outras situações, a ampliação quase radical de seus modelos traz para perto sua carnalidade que se abre em amplo espaço. Recentemente, vemos o interesse também pelo apagamento, o corpo que se desfaz e não identificamos de imediato.

Seja qual for o caso, sem se apoiar em grandes narrativas, busca obstinadamente em elementos simples e muito visitados de seu convívio diário; um impossível ou qualquer faísca de mistério em pinturas de luz interior e força gestual.

Giulia nasceu em Bauru, em 1990, formou-se bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo e atualmente vive e trabalha em Madri. Fez parte do workshop intensivo em desenho Procedência & Propriedade, ministrado por Charles Watson e, por dois anos, integrou o grupo de estudos do artista Thiago Honório e a curadora Ana Paula Cohen. Participou de diversas exposições coletivas e teve sua primeira individual no Museu de Arte de Blumenau, Blumenau - SC.