Phosphoros Originais
A exposição Phosphoros, realizada em parceria com a galeria BG27, apresenta a coleção de fósforos de Gabriel Hamuche, acumulada ao longo de 25 anos. Com mais de 3 mil itens, a coleção abrange desde caixinhas clássicas dos anos 60 até modelos contemporâneos, explorando o impacto cultural deste objeto cotidiano.
O título da exposição homenageia o significado grego de “phosphoros” – “aquele que traz luz”. É uma referência direta ao impacto simbólico e prático do fósforo, um invento revolucionário criado em 1669, quando um alquimista alemão chamado Henning Brandt, descobriu acidentalmente o elemento químico ao tentar obter ouro a partir de urina.
A BG27, comandada pelos irmãos Gabriel e Billy Sáez, trabalhou em parceria com Gabriel Hamuche para essa exposição aliando seu conhecimento adquirido ao longo de 12 anos de galeria com toda a criaçnao e direcionamento das obras
Phosphoros é uma manifestação radical da intenção de romper com a artesania da operação artística, uma vez que se trata de apropriar-se de algo que já está feito e os eleva à categoria de obra de arte. Gabriel e BG27 convidam o público a explorar essa narrativa histórica e visual, onde o simples ato de riscar um fósforo resgata memórias e conexões entre passado e presente. Cada fósforo, com suas cores e grafismos, se transforma em um pequeno artefato cultural, carregando fragmentos de tempo, lugar e identidade.
7 Itens Phosphoros - Originais